domingo, 14 de outubro de 2012

O amor de Mumtaz Mahal e Shah Jahan ♥

Gente que história linda...

Mumtaz Mahal (1593 - 1631) era uma princesa persa muçulmana, que ao se casar com o quinto imperador Mongol, o Shah Jahan, passou a ser conhecida como Mumtaz Mahal (que significa "a jóia do palácio"), pois na tradição mongol as senhoras importantes da família real eram determinadas a outro nome ao casar-se, ela viveu com o imperador de 1612 a 1631.

História

Embora sendo o segundo casamento de Jahan, ele foi realizado através da paixão e do amor verdadeiro; amor este que os fizeram praticamente inseparáveis.
Mumtaz Mahal acompanhava Shah Jahan em todas as suas viagens e expedições militares tornando-se a grande e principal conselheira e apoiadora. Ela o inspirou a atos de caridade e benevolência para os fracos e necessitados.
Mumtaz Mahal veio a falecer ao dar à luz o décimo quarto filho quando acompanhava Jahan a uma campanha militar em Burhanpur. A morte de Muntaz Mahal caiu como uma pedra sobre os ombros de Jahan tornando-o em alguns meses com aparência de longos anos, onde, seus cabelos e sua barba tornaram-se brancas como a neve. Jahan mandou construir um palácio sobre o túmulo da sua amada como uma homenagem póstuma chamado "Taj Mahal" feito em mármore branco, rodeado de grandes jardins com belas decorações. O desenho e projeto Taj são do próprio Shah Jahan e nunca sofreram uma alterção sequer do original.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

2 comentários:

Anônimo disse...

uma linda histiria de amor,que ñ se vive mais hoje em dia......

Anônimo disse...

linda historia.....